segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A escola em tempos de inclusão de novas tecnologias

UFSC- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
PLAC 3 – Plano de Ação Coletivo
Professora: Graziela Gomes Stein Teixeira
Tutor:Tiago Venturi
Cursista: ElquiGrahl Sasse
                 Isolete Aparecida Dias Meyer
                 Joice Muniz da Costa Marangoni
                 Juliana Meurer
                 Ligia Vogel
                Marisa Regina Hasse Paterno
                Rosana BaadeLeonhardt

A escola em tempos de inclusão de novas tecnologias

TEMÁTICA

Tecnologia na Educação

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais é notório perceber que são grandes os desafios encontrados na gestão do processo de ensino e aprendizagem, assim percebe-se que a falta de atividades inovadoras no contexto escolar compromete o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. 
O uso da tecnologia na educação escolar hoje, já faz parte da metodologia escolar de quase todas as escolas. Essa tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa, sendo de grande apoio para a ampliação do conhecimento do aluno, tornando o conhecimento de forma agradável adequada ao desenvolvimento individual, e coletivo dos alunos de forma interdisciplinar.
 O propósito de se trabalhar com essa tecnologia é romper com as limitações encontradas pelos alunos do município. A utilização de software educativo e mídias têm como objetivo introduzir mais conhecimentos de forma rápida e prazerosa aos alunos da Escola do Município, que são carentes dessa tecnologia. Esses alunos vão explorar esse mecanismo que envolve atividades nas áreas de matemática, história, arte, etc., ou seja, esses alunos ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar. Ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimento.
Sabemos que a participação dos professores, implicará de forma envolvente.
Nesse processo, como um mediador dos alunos no processo de construção e resolução das atividades propostas, incentivando a reflexão e a crítica, permitindo aprendizado de maneira divertida.
Poucas inovações tecnológicas provocaram tantas mudanças em tão pouco tempo na sociedade como as novas tecnologias de informação e comunicação – TIC. Dentro dessas mudanças está incluída a educação. Novas maneiras de pensar e conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática (LÉVY, 1998).

PROBLEMA

Quais os fatores determinantes para consolidar a prática da Gestão de ensino do uso pedagógico de tecnologias e suas contribuições para o desenvolvimento do processo de aprendizagem da Escola Básica Adriano Mosimann.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Desenvolver estratégias para consolidação do uso pedagógico de Tecnologias enquanto prática inovadora no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao processo de ensino e aprendizagem da Escola Básica Adriano Mosimann.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Fazer uso de metodologias incluindo as tecnologias disponíveis na escola;
·         Construir blogs individuais e coletivos da turma e da escola;
·         Trabalhar com Blogs, explorando diversos assuntos e conteúdos das aulas;
·         Desenvolver projetos que efetivem a inclusão das TDICS como estratégias de facilitação da aprendizagem;
·         Produzir documentários;
·         Realizar entrevistas;
·         Produzir vídeo;
·         Publicar vídeos no Youtube;
·         Utilizar a Internet como ferramenta de busca e consulta para trabalhos escolares;
·         Fazer a simulação de um programa de rádio com temas específicos, ou mesmo como uma gravação musical com postagem no youtube;
·         Produzir atividades para fazerem uso do Processador de Texto, Planilha Eletrônica, Apresentação de Slides e Gerenciador de Dados;
·         Firmar parcerias com instituições externas para o oferecimento e certificação dos cursos na área das TDICS;
·         Identificar professores especialistas que possam atuar como multiplicadores, ministrando cursos na área das TDICS;

JUSTIFICATIVA

Compreendendo e participando das questões do âmbito escolar vimos que há alguns entraves no processo de ensino aprendizagem em se tratando de indisciplina, a falta de compromisso, motivação e interesse frente às questões educacionais.
Desse pressuposto, partiu a necessidade de investigar, refletir e obter conhecimentos acerca da efetivação da inclusão das TDICS no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem.
Neste contexto, justifica-se a utilização desse projeto pela grande relevância social, como ferramenta de articulação na consolidação de estratégias de aprendizagem no uso pedagógico das tecnologias enquanto prática inovadora e como instrumento de motivação e facilitação da aprendizagem.

REFERENCIAL TEÓRICO

Atualmente a tecnologia está presente em todos os setores da sociedade é um componente social importante na vida moderna.
De acordo com Barreto (2000, p. 134):

O acesso à mídia impressa e eletrônica, ao vídeo, ao computador, às redes e apropriação de suas linguagens e estéticas, não é uma utopia ou um desvario, é a condição básica da habitação do cidadão ao diálogo social, afetivo, político, profissional, o cidadão da sociedade informático-mediática necessita adquirir habilitação técnica e linguística que lhe permita transitar e sobreviver no meio informacional na qual está imerso.

A este respeito questiona-se quem dará essa instrução para a formação de um cidadão inteirado de sua realidade?
Como destaca Haetinger (2005, p. 39) “A escola jamais poderia ser indiferente, pois se constitui um lugar de posturas e mudanças sociais. É na escola onde se encontra o âmago das modificações de origem social”.
Neste aspecto, a inserção do uso pedagógico de mídias é uma realidade e que deve ser inserida no contexto escolar.
Como sabemos, muitos são os desafios encontrados na gestão de ensino no que se refere alcançar o sucesso de ações no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, no entanto devemos propor situações de aprendizagens que consolidem práticas educativas significativas.
Tais problemáticas ocorrem no seio escolar e vale destacar que a falta de motivação, interesse e compromisso nos estudos se evidenciam nas questões educacionais.
Os professores, neste contexto de mudança, precisam saber orientar seus alunos sobre onde e como colher informações, como tratá-las e como utilizá-las, ensiná-los a pesquisarem.
 A pesquisa pode ser um componente muito importante na relação dos alunos com o meio em que vivem e com a ciência que estão aprendendo. A pesquisa pode ser instrumento importante para o desenvolvimento da compreensão e para explicação dos fenômenos sociais. (Orientações Curriculares para o Ensino Médio, 2006, p. 125 e 126).

Os discentes precisam de orientações e acompanhamento dos docentes, para aprender a pesquisar, transformar as informações adquiridas, tanto as científicas, quanto as que vivem cotidianamente, aliando os recursos tecnológicos que possuem e assim refletir e compreender os acontecimentos da sociedade.
Neste caso, para compreender tais questões se faz necessário fazer diagnóstico contextualizando os entraves das questões educacionais em se tratando de práticas educativas no processo de aprendizagem, identificando e discutindo a importância da Gestão do uso pedagógico de Mídias enquanto prática inovadora no contexto escolar e planejar metas e linhas de ações que promovam o desenvolvimento de implantação da prática inovadora no processo de ensino e aprendizagem.

 METODOLOGIA

Do levantamento de dados através de pesquisa com os professores, que discutiu sobre a utilização das tecnologias na educação, fez-se um estudo para elaboração de um tema com referenciais que oportuniza aos professores a análise e interpretação dos mesmos, permitindo a problematização e construção de conceitos a cerca destes, contribuindo para a formação de uma visão crítica e fundamentada sobre o uso das tecnologias.
Portanto, buscou-se o conhecimento através destas mediações instrumentais, materializadas nas tecnologias, na forma de trabalho coletivo, na busca da unidade-totalidade do conhecimento, no fazer pedagógico em um trabalho solidário, de uma prática coletiva interdisciplinar com qualidade social, na perspectiva da transformação da sociedade.
            Ao apontarmos nesta direção como uma orientação geral para a interação com a tecnologia, constata-se que foi necessário encontrar, na tarefa docente cotidiana, um sentido para a tecnologia, um para quê. Como docentes buscamos que os alunos construam os conhecimentos nas diferentes disciplinas, conceitualizem, participem nos processos de negociação e de recriação de significados de nossa cultura, entendam os modos de pensar e de pesquisar das diferentes disciplinas, participem de forma ativa e crítica na reelaboração pessoal e grupal da cultura, opinem com fundamentações que rompam com o senso comum, debatam com seus companheiros argumentando e contra argumentando, elaborem produções de índole diversa: um conto, uma enquête, um mapa conceitual, um resumo, um quadro estatístico, um programa de rádio, um jornal escolar, um vídeo, um software, uma exposição fotográfica, etc.
            O grande desafio deste projeto de inovação tecnológica na área educacional, será de incorporar novos referenciais teóricos à prática pedagógica com as perspectivas das novas tecnologias propiciarem novas concepções de ensino-aprendizagem.

 RECURSOS

 RECURSOS HUMANOS: Professor, aluno, gestor, coordenador, etc.

RECURSOS MATERIAIS: papel, caderno, lápis, borracha, livros, caneta, cartolina, E.V.A, TNT, papel 40, barbante, cola, régua etc.

RECURSOS TECNOLÓGICOS: computador, mouse, extensão, impressora, data show, pen drive, tabletes,notebooks, caixas de som amplificadas, microfones, celular e máquina fotográfica

AMBIENTES QUE DISPONIBILIZAM ACERVO DE MÍDIAS TECNOLÓGICAS NA ESCOLA

·         Laboratório de Informática;
·         Sala de aula informatizada.

REFERÊNCIAS


           BARRETO, Aldo de Albuquerque. Os Agregados de informação: Memórias, esquecimento e estoques de informação. 4 Ed; São Paulo: Scipione, 2000.

BRANDÃO, E. J. R. Informática e Educação: uma difícil aliança. Passo Fundo: Ediupf, 1995.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura - Volume I. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

HAETINGER, Max G. O Universo Criativo da Criança na educação: vol. 03. Rio Grande do Sul: 2005.

LÉVY, Pierre - A inteligência Coletiva - por uma antropologia do ciberespaço - Edições Loyola, São Paulo , 1998.








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